Aquidauana/Anastácio – Com uma área de atuação de cerca de 27 mil Km² o 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente recebe solicitações de atendimentos em áreas distantes do centro urbano onde está implantado e por vezes, de difícil acesso, como o Pantanal sul-mato-grossense.
Foi o que aconteceu na tarde do último dia 31 de janeiro. Através do telefone de emergência 193, a guarnição responsável pela Unidade de Resgate foi acionada para atender uma vítima de queda acidental de pessoa de montaria.
O jovem L. H. V. L., 18 anos, trabalhava na Fazenda Campo Lourdes quando sofreu uma queda do animal em que montava, sendo necessário atendimento e transporte até uma unidade de saúde.
A fazenda dista cerca de 170 Km do município sede da Unidade, na estrada conhecida por Reta do Taboco, estrada não pavimentada e em região com características do Pantanal sul-mato-grossense, e que necessita portanto, de viaturas adequadas para o acesso.
A vítima foi atendida e encaminhada ao P. S. Municipal de Aquidauana pelos militares na Unidade de Resgate apropriada para o tipo de terreno e atendimento, sendo observada a adequada imobilização do jovem, pois ele relatava dor no tórax, um forte indicativo de fratura de costela, grave lesão oriunda do tipo de acidente vivenciado.