Atendendo ao que preconiza diretrizes e portarias institucionais relacionadas ao treinamento físico dos militares da Corporação, o contingente humano do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente intensifica o próprio treinamento físico para um melhor rendimento no Teste de Aptidão Física semestral e para uma melhor qualidade de vida.
Dados da OMS apontam a obesidade e o sedentarismo como base para diversas doenças da vida moderna e a atividade física é recomendada como a principal fonte de saúde e bem estar, associada a uma alimentação saudável e sem excessos. São dados como esses que são levados em consideração quando a instituição projeta os objetivos a serem alcançados e incentiva as unidades a colocarem em destaque a preparação física do efetivo.
A atividade fim da Corporação exige do efetivo um bom condicionamento físico para tornar o serviço bombeiro militar menos desgastante, promover melhorias na qualidade de vida do militar e garantir mais agilidade no atendimento às demandas da comunidade.