Aquidauana (MS) – Ainda às vésperas da estação mais quente do ano, mas já trabalhando intensamente e observando o êxito de ações preventivas implantadas este semestre, os militares do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, na última semana, realizou resgates de pessoas afogadas com excelência e agilidade, garantindo o adequado atendimento às demandas da comunidade.
No dia 12 de dezembro, na Fazenda Mimoso, às margens do Rio Negro, uma guarnição necessitou dar suporte para o resgate de uma vítima de afogamento. Segundo testemunhas, trabalhadores da fazenda para finalizar o dia de trabalho foram pescar no rio e um deles acabou caindo no rio e desapareceu. Os militares realizaram buscas submersas e visuais até a localização da vítima.
Devido às características geográficas da ocorrência, diversos órgãos da Segurança Pública deram apoio para o êxito do resgate.
Já no dia 16 de dezembro, no horário do almoço, os militares de prontidão no quartel em Anastácio foram mobilizados para atender uma vítima que estava em risco de afogamento por ter caído da embarcação. Segundo testemunhas a vítima estava em um barco, pescando, quando ao se movimentar perdeu o equilíbrio e caiu nas águas do Rio Aquidauana. Com o auxílio da motonáutica e em célere ação, os militares realizaram o resgate da vítima, que acabou ficando presa na draga do areeiro montado na região, sendo retirada com vida. No mesmo dia, em triste momento, uma criança de 5 anos foi resgatada das águas de um açude na zona rural de Anastácio, na região conhecida como Colônia Pulador, Fazenda Senhor Divino.
A comunidade atendida pela unidade bombeiro militar em Aquidauana e Anastácio contam nesse período de calor e férias com a Operação Verão, militares em escala de prontidão com equipamentos e viaturas para atendimento a ocorrências em rios e lagos que em 11 dias de ativação já realizou resgates que garantiram a vida das pessoas envolvidas.