Bataguassu (MS) – Nesta quarta-feira (17), os bombeiros militares atenderam uma ocorrência de incêndio em vegetação às margens da rodovia, na MS-395. O incêndio se alastrou por volta do KM-46, na saída para Anaurilândia, alcançando uma propriedade próxima e colocando em risco os animais. O incêndio foi combatido com o uso de bombas costais e abafadores.
Este tipo de ocorrência tem um grande aumento no período de estiagem, por isso o Corpo de Bombeiros Militar intensificou as ações de prevenção. A população tem sido orientada através dos meios de comunicação sobre os riscos e cuidados necessários. Durante palestras, o incêndio em vegetação também tem sido um assunto muito discutido. Tudo isso devido à grande periculosidade que esse tipo de incêndio traz para o meio ambiente, podendo eliminar vários quilômetros de fauna e flora em poucas horas.
É importante ressaltar que a Corporação também está deixando mais bombeiros militares de prontidão através da GCIF (Guarnição de Combate a Incêndio Florestal), as quais são equipes preparadas para atender exclusivamente esse tipo de ocorrência.
O período de estiagem manifesta-se durante o inverno, devido ao elevado índice de massas de ar seco e baixo índice de umidade relativa do ar, elevando as probabilidades de incêndio. Mato Grosso do Sul destaca-se por ser um dos principais estados que sofre com grande quantidade desses incêndios, por isso a preocupação no preparo para o atendimento dessas ocorrências; almejando preservar o meio ambiente e evitar a morte de animais da região.