Bataguassu (MS) – Em parceria com o Sindicato Rural, os bombeiros militares participaram de um curso em Santa Rita do Pardo, ministrado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), sobre Operação e Manutenção de Motosserras. Ele teve duração de três dias, sendo finalizado no dia 27 de abril.
O intuito da participação neste curso foi manter atualizados os conhecimentos para prestar um melhor atendimento à comunidade quanto aos serviços de corte de árvore emergencial. Este tipo de corte, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar, consiste em cortar árvores com risco de queda iminente ou até mesmo que já tenham caído, as quais estejam causando perigo à população.
As instruções foram teóricas e práticas, abordando desde a afiação e regulagem, até o corte propriamente dito. Dentre os assuntos estavam: finalidade e operação da motosserra, manutenção de primeiro e segundo escalão, técnicas de derrubada, amarrações, prevenções e cautelas do corte de árvore. Ao total foram aproximadamente 24 horas de curso, sendo que ao fim das atividades foi entregue um certificado aos participantes.