Corpo de Bombeiros Militar em Bataguassu realiza palestra sobre Bullying em escola do Quebracho

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 6, 2018 as 15:58 | Voltar

Bataguassu (MS) – Neste sábado (3), militares do Corpo de Bombeiros realizaram uma palestra na Escola Reassentamento Santa Ana, no Distrito Quebracho, pertencente à Anaurilândia. A palestra foi executada no período matutino e contou com a presença de alunos, pais e responsáveis, bem como funcionários relacionados à formação de jovens e crianças. Dentre estes, estavam presentes professores, coordenadores, inspetores, diretor e conselho tutelar. O tema abordado na ocasião foi “Bullying: Cidadão, Família e Escola em uma relação de sucesso”.

Esta foi uma iniciativa de alertar o público-alvo citado acima sobre os perigos que o bullying pode causar na vida dos alunos, que, por sua vez, pode acabar resultando em suicídio. Os assuntos discorridos abordaram tanto as crianças, em relação ao respeito mútuo, como os adultos, sobre o papel importante que cada um possui e como podem buscar maior proximidade com as crianças.

Estima-se que 1 em cada 10 estudantes sofrem bullying constantemente no Brasil, logo a importância em tratar do assunto. Em muitos casos esse tipo de prática pode acarretar em danos emocionais e psicológicos a longo prazo, podendo levar à depressão e suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o diagnóstico de depressão cresceu mais de 15% nos últimos anos, afetando principalmente jovens de 15 a 29 anos.

Acredita-se que o tratamento precoce dos casos pode evitar o desenvolvimento da prática, porém é necessário que os profissionais e, principalmente os responsáveis, transmitam confiança aos estudantes de forma que eles sintam liberdade em expressar seus sentimentos e expor situações que acontecem na sua rotina. Laços de confiança abrem caminhos para a solução de grande parte das situações, proporcionando às crianças e adolescentes um melhor convívio social.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.