Chapadão do Sul (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar em Chapadão do Sul iniciou no dia 01 de julho (segunda-feira), juntamente com a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio, a Fase de Resposta do Plano de Estiagem para o ano de 2019, contando com escala extra das Guarnições de Combate a Incêndio Florestal (GCIF).

As Guarnições de Combate a Incêndio Florestal (GCIF) são compostas por militares administrativos e operacionais da unidade que tem como objetivo o combate das queimadas no município e região, abrangendo tanto o perímetro urbano quanto o rural durante o período de estiagem, época em que há maior probabilidade de incêndios.
Os incêndios em grande parte são causados devido a atos humanos através de queima de lixo, pontas de cigarros, atos de vandalismo, fogos de artifício, queimadas praticadas no setor agrícolas, entre outras. A minoria são decorrentes de causas naturais provenientes de descargas elétricas, por exemplo. Durante o decorrer do ano a unidade de Chapadão do Sul realiza palestras, blitz educativas e campanhas informativas para a prevenção de incêndios.