Corumba (MS) – Terminou nesta Sexta – Feira (31) Coordenado pelo Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro, a Sétima edição da Operação Dínamo que contou com o apoio do CBMMS em Corumbá.
A operação tem como finalidade monitorar o ciclo de vida dos materiais explosivos e produtos correlatos. Durante as ações, são verificadas as documentações, condições de segurança, controle de produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de explosivos,com base nas normas em vigor.
No que tange a competência do Corpo de Bombeiros Militar, foram verificados vários itens, principalmente se o material está bem acondicionado, se as quantidades o tipo de material existentes são as estabelecidas na autorização, se o local possui área de segurança, se a documentação encontra-se em dia.
Com essa ação, espera-se aumentar o controle de explosivos e produtos correlatos, de forma a evitar que estes sejam manuseados de forma ilícita, bem como garantir que esses materiais sejam fabricados, transportados, armazenados e comercializados da forma adequada a fim de evitar acidentes decorrentes da inobservância das normas de segurança e manuseio, haja vista o alto risco e potencial ofensivo destes produtos controlados.