Engana-se quem pensa que festa junina é igual em todos os lugares. Cada cantinho tem sua particularidade e um jeito único de celebrar o nascimento do profeta João Batista, São João. Em Corumbá não é diferente. A festa é aguardada por devotos e religiosos que esperam ansiosamente o dia 23 de junho para banhar seus santos nas águas do Rio Paraguai.
Para que os festejos ocorra com toda segurança o Corpo de Bombeiros Militar realizou através da Sessão de Atividades Técnicas (SAT), as vistorias necessárias para a segurança do evento, foram vistoriados as estruturas de palco. barracas e camarins,os meios de proteção (extintores,iluminações e sinalizações de emergência),
O Arraial do Banho de São João é o segundo maior evento em importância na cultura corumbaense, atrás apenas do Carnaval. É uma grande tradição com raízes na fé e na devoção de muitas pessoas. Do ponto de vista cultural, o banho é patrimônio imaterial do Mato Grosso do Sul e está próximo de se tornar patrimônio imaterial do Brasil também.