Coxim (MS) – O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (5ºSGBM/Ind) foi informado sobre o desaparecimento de um trabalhador rural no município de Coxim, desta forma, o quartel iniciou as buscas nas matas e cerrados nas imediações da fazenda às 6 horas do dia 18 de Agosto, quinta-feira.
Ao receber a informação do desaparecimento, a guarnição reuniu todas as informações necessárias para iniciar o atendimento à emergência, ou seja, coleta de informações sobre as características físicas e comportamentais da vítima, vulnerabilidades e dependências, características do terreno, localização da fazenda e último local que foi visto, reconhecimento da área, via Google Earth, delimitando as áreas de busca, e traçando as estratégias a serem desenvolvidas na busca.
Destaca-se que o 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente é o segundo quartel a possuir em sua estrutura um canil, cães e militares especializados que permitem a utilização dos animais nas atividades de busca e resgate nas matas, cerrados e regiões pantaneiras, permitindo a rápida localização da vítima devido alta sensibilidade do olfato do animal.
Diante isso, foi verificada a necessidade de emprego do cão na atividade de busca da vítima desaparecida, desta maneira, dois cães, “Cindy” e “Pow”, estão sendo empregados desde o início das atividades de busca.
O emprego do cão maximiza a efetividade da busca e área real de busca, monitorada via GPS. Até o presente momento, a busca foi realizada em uma área de 266.362m².
As operações seguem durante esta sexta-feira, 19 de Agosto.