Coxim (MS) – O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (5ºSGBM/Ind) em Coxim, dando continuidade às buscas de pessoa desaparecida em uma fazenda no município de Coxim, solicitou apoio do 47º Batalhão de Infantaria para otimizar e ampliar a área de operações na região conhecida como Ribeirão, em Coxim.
Após dois dias de operações de busca em matas pelas guarnições do Corpo de Bombeiros Militar e de cães de busca, o comandante do 5ºSGBM/Ind, Cap Venâncio, acompanhando a operação, identificando a grande área a ser percorrida pelos bombeiros militares, condições do terreno, aclives e declives, e vegetação densa, ou seja, floresta secundária, o que dificulta o deslocamento no interior da mata e visualização da vítima, solicitou ao comandante do 47º Batalhão de Infantaria (47º BI), TC Guimarães, apoio para otimizar e aumentar a área de busca, com o escopo de localizar o desaparecido em um menor tempo possível e com boas condições de saúde.
No início da manhã do dia 20 de Agosto, 30 militares, 1 viatura leve (Marruá) e 2 pesadas (5 TON), GPSs, bússolas e rádios comunicadores do 47º BI estavam prontos e em condições de emprego conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar.
O Comandante do 5ºSGBM/Ind estabeleceu o Sistema de Comando de Incidentes como ferramenta de organização da operação, explicando aos envolvidos a funcionalidade do sistema, bem como explanou sobre as características da operação, tática e técnica a ser desenvolvida no terreno e segurança de todos os envolvidos.
Ao chegar no local, as equipes foram distribuídas conforme estratégia repassada no início da manhã, dando início às operações de busca. Durante as operações de busca, o Comandante do 47º BI se fez presente para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas Equipes.
Destaca-se que o trabalho em conjunto foi de fundamental importância para que toda a área fosse vasculhada. A área de busca no dia 20 de Agosto foi de 2.850.000 metros quadrados.
As buscam continuam no dia 21 de Agosto.