Corpo de Bombeiros Militar em Coxim, realiza Instrução de Tropa Pronta sobre o Tema Defesa Pessoal e Resgate de Pacientes Psiquiátricos durante o mês de Setembro

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, outubro 2, 2017 as 13:38 | Voltar

Coxim (MS) – Dando continuidade às Instruções de Tropa Pronta (ITP), o 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizou, durante o mês de setembro, instrução para todo o efetivo da unidade, abordando as áreas de defesa pessoal e resgate de pacientes psiquiátricos.

As instruções foram divididas em teóricas e práticas sobre o assunto, com o objetivo de nivelar o conhecimento de todo o efetivo  nas áreas de defesa pessoal, reconhecimento e resgate de um possível suicida. Sendo a teoria ministradas pelos Sargentos comandantes de Socorro, e as aulas práticas, planejadas e ministradas pelo 3º Sargento Sandro Silva, faixa preta de Jiu- jitsu,  componente do efetivo da Unidade.

 

O tema veio ao encontro da Campanha que ocorre em todo o Brasil no mês de setembro, denominada Setembro Amarelo, Campanha iniciada em 2015 no Pais pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a Campanha realizou as primeiras atividades em Brasília, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicidio no Brasil e suas formas de prevenção, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações a respeito do assunto. No Brasil atualmente pelos números oficiais, são 32 mortos por dia, taxa supeior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer. Tendo sido um mal silencioso, pois, as pessoas fogem do assunto e por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas, por isso falar é a melhor forma de prevenção e segundo a Organização Mundial de Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados.

O conhecimento são fatores que a Unidade constantemente vem buscando fazendo parte da rotina operacional do 5° SGBM/Ind, através da melhoria na didática de ensino de forma progressiva e continuada,  com objetivo de manter preparado seu efetivo para melhor servir à sociedade Coxinense.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.