Corpo de Bombeiros Militar em Coxim realiza o primeiro Teste de Aptidão Física (TAF) no ano de 2018

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 9, 2018 as 11:50 | Voltar

Coxim (MS) – O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, aplicou nesta semana, nos dias (07 e 08 quarta e quinta-feira), o Teste de Aptidão Física Militar, para todo o efetivo da Unidade.

O Teste de Aptidão Física (TAF), conforme a Diretriz, é a atividade desenvolvida tendo em vista a manutenção e o desenvolvimento do preparo físico individual do bombeiro militar objetivando o “mens sana in corpore sano”, ou seja, as mentes sãs em corpos sãos.

A atividade fim da Instituição exige do profissional, homens e mulheres, um bom preparo físico, condição primordial para cumprimento das missões diárias, onde a capacitação física propicia uma maior segurança entre Comandados e Comandantes, além de possibilitar vislumbrar na tropa, as índoles, e a iniciativa de cada bombeiro.

Ao longo do ano, o Comandante da unidade propicia atividades físicas diárias, Treinamento Físico Militar - TFM, para todo o efetivo operacional e administrativo, no qual é proporcionado tempo e condições para a aquisição e melhoria do condicionamento físico, sendo um instrumento de interação, que aglutina e revitaliza a Corporação, buscando a educação do homem e a criação de hábitos no profissional, tais como: postura e asseio, desenvolvendo lhe qualidades e aptidões indispensáveis ao bom desempenho de suas missões, destacando-se: o controle emocional, agilidade, destreza, autoconfiança, capacidade de trabalho em equipe ou individual, disciplina, coragem, espírito de corpo e resistência física.

Desta forma, os testes físicos são aplicados três vezes ao ano, sendo o primeiro realizado no mês de março, investigativo o qual avalia a situação física e de saúde de cada militar, precedido de apresentação de exame médico, o segundo no mês de julho e o terceiro no mês de novembro, para a adequada avaliação da condição física do efetivo. Sendo avaliado nas seguintes modalidades:

Abdominal estilo remador, corrida de 12 minutos, flexão na barra fixa, flexão de braço (com apoio de frente ao solo) e natação - 100 metros livre.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.