Dourados (MS) – No período de segunda-feira (17) à sexta-feira (21), a Capitania Fluvial do Pantanal – Marinha do Brasil, ministrou em Dourados/MS o Curso Especial de Tripulação de Embarcações do Estado no Serviço Público (ETSP) para militares do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM), 4º GBM, 9º SGB/Ind, 10º SGB/Ind, 11º SGB/Ind, 12º SGB/Ind, 3º BPM/CPA-1 e 9ª CIPM/CPA-1.
O curso teve como objetivo habilitar os Bombeiros Militares e Policiais Militares no tocante a navegação interior e deslocamento em segurança.
O Curso de ETSP é concessão da Marinha do Brasil e habilita os militares a pilotar embarcações que sejam de propriedade do Estado.
Os militares também poderão solicitar por equivalência a carteira de Arrais Amador e Motonauta (jet-ski) para pilotarem embarcações de esporte e recreio para seu lazer.
As aulas teóricas foram ministradas na Secretaria da Cultura e as práticas realizadas no Lago do Clube Indaiá/Dourados e Lago do Condomínio Triunfo/Vila Vargas. Foram ministradas pelo Suboficial Carlos Alberto Ferreira de Queiroz Júnior, Suboficial Silvano Soares da Silva, 1º SGT Jony Sebastião de Souza, 2º SGT Felipe Reis Targueta e 2º SGT Jair Sasso.
As disciplinas foram: Nomenclatura de Embarcação; Legislação; Manobra de Embarcação; Segurança e Sobrevivência pessoal; Comunicações; Estabilidade; Meteorologia; Navegação; e Motor propulsor.
Foram abordados: Prática de pilotagem de embarcação, funcionamento do motor de popa, navegação em rios e lagos, segurança na navegação.
Já as instruções de Maneabilidade de Moto Aquática, foram ministradas pelo 3º SGT BM Clodoaldo da Silva Monte e pelo monitor SD BM Guilherme de Barros Tibes.
O curso teve duração de 40 horas/aulas e contou com a participação de 30 militares aprovados com êxito, ficando habilitados a conduzir embarcações de até 8 metros com motor de popa, proporcionando apoio e segurança nas atividades de busca e resgate.