Dourados (MS) – Nos dias 03, 06 e 08 de abril, o 2° Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM), participou das atividades de vistoria, prevenção, segurança e integridade dos Professores e técnicos de laboratório envolvidos da UFGD, durante a produção de álcool líquido 70%.
Participam do projeto em torno de 12 pessoas, incluindo docentes do curso de Química e Técnicos de laboratórios dos Cursos de Química e Física e da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA). Os servidores estão trabalhando intensamente para colocar em prática a ação, atendendo o período emergencial pelo qual estamos presenciando e devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19), o álcool 70% é, hoje, item escasso no mercado.
A primeira produção alcançou 2.600 litros sendo distribuídos para o Hospital Universitário, Polícia Militar, Exército, Hospital da Missão Caiuás, Unidade Básica de Saúde do Jardim Cuiabazinho, dentre outros. O etanol dessa primeira produção foi doado pela Usina de Agroenergia de Fátima do Sul.
O 2º GBM, dentre as atividades de vistoria e a prevenção, também acompanhou o recebimento do álcool 96% na UFGD e manteve uma viatura de Combate à Incêndio com bombeiros militares e equipamentos de segurança durante o processo de produção do álcool 70%, por solicitação da Reitoria da UFGD, com objetivo de realizar a prevenção e agir com destreza e celeridade, em casos de sinistro.