O 2° Grupamento de Bombeiros Militar de Dourados, representado pelo seu subcomandante Major Frederick Caldeira, participou nesta última quinta-feira (01) da cerimônia de abertura da campanha “Setembro Amarelo”, cujo tema refere-se à prevenção ao suicídio.
O evento, que teve a participação de inúmeros representantes da sociedade civil, tem por objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alerta-la a a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Tradicionalmente, essa campanha ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Durante sua palestra, o oficial do Corpo de Bombeiros Militar, entre outros temas, apresentou uma estatística dos últimos cinco anos dos atendimentos prestados pelos militares do 2° Grupamento de Bombeiros Militar em ocorrências envolvendo tentativas de suicídio e casos efetivados.
O suicídio cresce no mundo todo, entretanto, há estudos que indicam que, em mais de 90% dos casos ele pode ser evitado por meio da prevenção, sendo esta ainda a maneira mais eficaz de evita-lo.
A IASP – sigla em inglês para Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 de setembro no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Publicado por: