Dourados (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar de Dourados ofereceu durante os dias 18, 19 e 20 deste mês, o curso de Brigada de Incêndio Florestal Indígena, para as aldeias Jaguapiru e Bororó localizadas às margens urbana do município. Lideranças das duas etnias estiveram presentes na abertura e no encerramento do evento, agradeceram a iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar e enalteceram a importância do treinamento.
Foram proporcionados aos indígenas 20 horas/aula teóricas e práticas, sobre conhecimentos de prevenção, princípio de incêndio, técnicas básicas de primeiros socorros, isolamento, confecção de aceiros e extinção. A formação visa padronizar os procedimentos operacionais entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada de Combate a Incêndio Florestal.
O curso foi realizado no CRAS da aldeia e em terrenos cedidos na própria reserva indígena da aldeia Bororó. Foram disponibilizadas 30 vagas para os voluntários, e o conteúdo foi ministrado por instrutores militares do 2º Grupamento de Bombeiros Militar com especialização em Combate e Prevenção de Incêndios Florestais.
Na manhã de hoje (20), os alunos receberam os certificados de conclusão do curso. No encerramento os militares envolvidos foram homenageados com colares confeccionados na aldeia.