Fátima do Sul (MS) – O 10⁰ Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (10⁰ SGBM/Ind.) divulga balanço do feriado de Corpus Christi de 2017. Na oportunidade, comparou-se o mesmo período de feriado deste ano com o ano anterior.
Em 2017, o Corpo de Bombeiros Militar em Fátima do Sul (MS) atendeu 15 (quinze) vítimas, enquanto em 2016 foram apenas 05 (cinco). Um aumento de 3 (três) vezes mais, em relação ao período considerado.
Os principais atendimentos foram consolidados no gráfico abaixo.
O total de ocorrências atendidas demonstrou um aumento nos casos de emergências traumáticas, ou seja, quando a causa das lesões são motivadas por fatores externos e não por questões vinculadas às condições clínicas das próprias vítimas. Assim, deve-se pressupor sempre que há, em razão do trauma, a possível existência de uma lesão interna na vítima.
“As vítimas de trauma requerem técnicas específicas de atendimento pré-hospitalar, pois qualquer movimento errado pode piorar o seu estado. Recomendamos, com segurança, que as vítimas de traumas não sejam manuseadas até a chegada do atendimento emergencial dos bombeiros militares. Os acidentados presos em ferragens só devem ser retirados pela equipe de atendimento emergencial, devidamente acionados pelo telefone 193. Todavia, a cautela e a prudência são a melhor forma de garantir integridade física a todos”, salienta o Major QOBM Leonardo Rodrigues CONGRO, Comandante do 10⁰ SGBM/Ind..