Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema e Prefeitura Municipal de Ivinhema realizam palestras de prevenção ao suicídio

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, setembro 15, 2017 as 14:04 | Voltar

Ivinhema – MS - O Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Ivinhema, realizaram nesta quinta-feira (14) palestras sobre prevenção ao suicídio. Os eventos fazem parte da programação do Setembro Amarelo, mês em que se promovem ações voltadas à conscientização de prevenção contra o suicídio.

As palestras foram proferidas pelo Capitão e Capelão Edilson dos Reis, do Corpo de Bombeiros Militar e também professor universitário da UFMS, o qual desenvolve trabalhos de orientações contra o suicídio, sendo uma referência no assunto no Brasil. O objetivo das palestras é promover a cultura de prevenção ao agravo das patologias mentais que conduz o individuo ao suicídio, divulgar o tema da promoção da vida e orientar a comunidade e outros profissionais sobre como identificar pessoas que estão com intenção de suicídio, além de divulgar as atividades realizadas pela Corporação.

“Nenhum suicídio é um caso isolado. A pessoa dá sinais. O que precisamos fazer é ver o que esse adolescente está postando nas redes sociais, como ele se comporta. Oferecer apoio” alertou o Capitão BM e Capelão Reis.

Foram ministradas três palestras durante o dia, às 8 horas e 14 horas no SINTEIV, para os profissionais com trabalhos na área da saúde, como médicos, psicólogos, agentes de saúde, enfermeiros e também bombeiros militares, dos municípios de Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Deodápolis e Angélica. Às 19 horas na AREFA foi realizada uma palestra aberta a toda comunidade com transmissão ao vivo pela Rádio Itapoã FM.

A realização do evento foi uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema com a Secretaria Municipal de Saúde de Ivinhema, com o comandante dos Bombeiros em Ivinhema Major Pablo, Secretária de Saúde Sonia Garção e da coordenara do setembro amarelo Ana Cristina Bortolassi Farias. As igrejas evangélicas também estão participando ativamente das ações (como o grande apoio demonstrado pelo Pastor Ozéias).

Outras atividades serão desenvolvidas no mês de setembro, como caminhada e blitz educativa com distribuição de folders, palestras em postos de saúde abordando o tema, missas e cultos religiosos sobre o assunto, reuniões de coordenação e decoração de praças e órgãos públicos com a cor amarela.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.