Corpo de Bombeiros Militar em Maracaju Realiza Instrução de Mergulho Autônomo

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 27, 2017 as 17:46 | Voltar

Maracaju (MS) - Na última quinta-feira, 16, o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar em Maracaju, realizou instrução de Mergulho Autônomo.

Foi feito uma palestra, ministrada pelo 2º Tenente Cesar e 2º Sargento Machado, militares que tem o Curso de CMAUT, para o efetivo do 13ºSGBM/Ind. Foi abordado assuntos referentes aos materiais de mergulho, os riscos, cuidados na hora de mergulhar e troca de experiência, destacando o acidente com embarcação em Porto Murtinho, onde atuaram nas buscas e resgates das vítimas.

Após a palestra, todo o efetivo deslocou-se para a atividade pratica na fazenda Salgador.

Foi orientado aos militares para mergulharem em dupla e reconhecerem o local. A duração do mergulho de cada dupla foi de aproximadamente 10 minutos e a profundidade atingida foi de 6 metros. Durante a execução da pratica, os soldados Cedaro e Diniz Silva, encontraram objetos, como: cadeira, molinete, alicate de pesca, no fundo do lago.

A resposta da instrução foi positiva, por não se tratar de ocorrência rotineira no quartel. A ambientação com a atividade foi de suma importância para que os militares estejam aptos para auxiliar no mergulho. Observaram quanto a visibilidade e a comunicação são limitadas, e o desconforto da compressão auricular.

De acordo com o 2º Tenente Cesar “A arte de mergulhar é prazerosa porem a ambientação é importante para que não se tenha pânico e consequentemente acidentes, sempre manter a calma, verificando o nível de oxigênio e confiando no material de mergulho. ”  

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.