Mundo Novo – MS – Nos dias 23 e 25 de novembro, a Unidade de Bombeiros de Mundo Novo realizou as formaturas de encerramento do PROJETO SOCIAL BOMBEIROS NA ESCOLA.
Trata-se de um projeto social, conduzido pelos bombeiros de Mundo Novo, que tem como objetivo oferecer às crianças e aos adolescentes, conhecimento técnico em atividades de prevenção nas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar, para que estes atuem como agentes multiplicadores desta temática e no atendimento à acidentes no meio em que convivem. Tem como lema: “Prevenção e Cidadania”
O Projeto teve início em 23 de março e se estendeu até o dia 25 do corrente mês, com encontros mensais, realizados em sala de aula e ao ar livre. No transcorrer, são oferecidos aos alunos conhecimentos que poderão ser aplicados na prevenção de acidentes e incêndios, na prevenção de afogamentos em atividades de lazer aquático, na prevenção e redução de acidentes de trânsito, bem como na aplicação de primeiros socorros, em situações de pequenas emergências como cortes, entorses, sangramentos nasais, ou situações de suporte básico de vida, como engasgo e parada cardíaca. Além dessas temáticas, enfatizamos a importância do respeito nas relações interpessoais, de cidadania e valores cívicos e morais. Participaram do projeto este ano um total de 223 crianças.
Na cidade de Eldorado o projeto foi realizado na Escola Municipal Sebastião de Paula, com a participação de 73 alunos, na cidade de Mundo Novo o projeto foi realizado na FOCA – Formação e Orientação à Criança e ao Adolescente, com a participação de 78 alunos e em Iguatemi, o projeto foi realizado na Escola Municipal Salvador Nogueira, com participação de 72 alunos. O projeto recebe apoio das administrações municipais de cada cidade que adquirem as camisetas e presta apoio logístico para o desenvolvido das atividades durante o ano.
Para encerramento das atividades foram realizados eventos de formaturas, com a participação de autoridades locais, militares e civis dos poderes executivos e legislativos municipais. Além de diretores, coordenadores pedagógicos e administrativos das escolas envolvidas, bem como de familiares dos alunos, empreendedores e instituições parceiras do projeto.
No referido evento é realizada entrega de certificados de participação e uma lembrancinha personalizada a cada aluno. Durante o evento, os alunos realizam apresentações sobre os ensinamentos obtidos durante as atividades anual do projeto.
Vale salientar que o projeto foi criado em 2016, sendo desenvolvido em toda a área de atuação desta unidade de bombeiros, cujo já ultrapassou a cinco mil alunos participantes, desde a sua criação. Projeto este que tem apresentado considerável resultado, mostrando sua importância por meio de ações de alunos, vindo a salvar vidas na comunidade onde vivem. Em 2017, obteve o primeiro lugar no XII PRÊMIO SUL-MATOGROSSENSE DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA, na modalidade PRÁTICAS INOVADORAS DE SUCESSO.