Naviraí (MS) – Na manhã dessa quinta-feira-feira (04), em parceria com o Hemosul de Naviraí, bombeiros militares receberam informações valiosas quanto à importância da doação de sangue e também como a desmistificação da doação de medula óssea que ainda geram muitas dúvidas aos doadores.

Segundo a Coordenadora Regional de Naviraí Janaina Jacomeli, existem muitas informações desencontradas que não correspondem à verdade sobre os procedimentos realizados para a doação causando certo receio negativo aos possíveis voluntários a tão importante gesto de amor ao próximo.

Pensando nesta perspectiva geral e tendo em seus princípios que “Nós podemos fazer Mais” o Corpo de Bombeiros Militar, além da palestra solicitou ao Hemosul a realização do cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), de imediato a Coordenadora Janaina aceitou o desafio e juntamente com sua equipe multidisciplinar de saúde montaram dentro das dependências desta OBM um local apropriado para a realização da coleta de sangue dos militares que fossem voluntários após a palestra.






A Coordenadora do Hemosul nos relatou que o Corpo de Bombeiros Militar em Naviraí foi a primeira instituição a realizar esse tipo de ação, servindo de exemplo as demais instituições públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, “São apenas 10 ml de esperança, 10 ml de vida” finalizou Janaina Jacomeli.
O que a população pode fazer para ajudar os pacientes?
É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa para esclarecer dúvidas a respeito da doação. Em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10ml) para a tipagem. Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas, Para informações:
Hemocentro Estadual – (67) 3312-1500/3312-1539 ; Hemocentro Naviraí – (67) 3461-7957 ou site http://redome.inca.gov.br/