Naviraí (MS) – Dando sequência ao Plano Emergencial de Vigilância de Combate ao Vetor Aedes Aegypti em todo estado, os militares do 6º SGBM realizaram nesta segunda feira (27), operação de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da Dengue, do Vírus chikungunya e do Zika Vírus.
Foram realizadas vistorias e eliminação de eventuais criadouros do mosquito Aedes aegypti, bem como a respectiva limpeza geral das áreas internas e externas no entorno das instalações do 6º SGBM/IND em Naviraí.
Todo o Estado está se empenhando neste combate, pois o índice de vítimas de dengue, chikungunya e zika tem sido muito alto nos últimos meses. A Secretaria de Estado de Saúde divulgou que, em 2016, foram registrados 58.843 casos de pessoas infectadas por doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, totalizando uma média de 226 registros por dia.
O Corpo de Bombeiros Militar alerta a população quanto à periculosidade das doenças transmitidas pelo vetor citado, pois ambas podem levar à morte se forem diagnosticadas tardiamente. Vale salientar que cada cidadão tem o papel de cuidar de sua casa e do entorno, de modo a prevenir para que não deixe nada que possa acumular água, de modo a evitar a proliferação do mosquito transmissor.