Naviraí (MS) – Dando sequência à Instrução Tropa Pronta, os Bombeiros Militares realizaram durante todo o dia de terça-feira (29) treinamento com oficina de manutenção básica de motor de popa e a prática de pilotagem de embarcação. O tema da instrução foi escolhido por ser estatísticamente frequente aumento de ocorrências de buscas e salvamentos aquáticos neste período do ano.O treinamento teórico e prático de manutenção ocorreu no pátio da unidade e foi ministrado por profissional com proficiência no assunto, Sr. Anízio Borsatto. A capacitação de pilotagem de embarcação teve inicio e término nos afluentes do rio Amambai sendo disposto por militares da unidade com maior experiência embarcado.
Borsatto que é mecânico de motores de popa, motosserras e equipamentos com motores a combustão com vasta experiência no tema, ressaltou que na maioria das vezes os defeitos de motores de popa são decorrentes do mau uso ou da falta de manutenção preventiva, de sorte que se o Bombeiro sempre cuidar do seu motor de modo adequado, raramente passará por dificuldades quando da necessidade de busca e resgate em meio aquoso. Portanto, a manutenção preventiva, regular e programada, se destina a evitar um defeito e não a solucioná-lo quando este aparecer.Ao término do treinamento Borsatto recebeu do comando da Unidade uma placa de “Amigo do Bombeiro” em agradecimento aos trabalhos desempenhados no dia de hoje para a família Bombeiro Militar
Os treinamentos são essenciais para atualizar o conhecimento prático, evitar acidentes ao Bombeiro Militar e às pessoas durante deslocamento nos rios da região, efetivar a direção de embarcação de forma segura, orientar o Bombeiro a executar ações de direção defensiva com barcos, de modo a preservar a vida do militar e demais pessoas que navegam nos rios da região, proporcionando condições técnicas e agilidade nos atendimento às ocorrências que exijam embarcação.