Porto Murtinho (MS) – Os militares do 14º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizaram nos dias 11, 12 e 13 de agosto do corrente ano, uma Instrução sobre Prevenção e Combate a Incêndio Florestal aos militares da 2ª Companhia de Fronteira – Exército Brasileiro, onde três pelotões operacionais daquela Unidade, receberam conhecimentos básicos necessários para um atendimento de ocorrência do tipo.
A instrução foi realizada nas dependências da 2ª Cia Fron e o Major Bombeiro Militar ANDRÉ VITÓRIO MUNHOZ ROSA DE OLIVEIRA – Comandante do 14º SGBM/Ind./CBMMS iniciou a abertura das instruções, agradecendo e explanando a importância da união das Forças Armadas junto as Forças Auxiliares, no que diz respeito à Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na região do Pantanal. Logo após, o Subtenente Bombeiro Militar Givanildo – Instrutor da matéria iniciou a palestra com explanação teórica sobre conceituação de incêndio, suas causas e principais riscos, as consequências prejudiciais ao meio ambiente e ao ser humano, apresentação dos materiais e equipamentos de combate, demonstração sobre o correto uso desses equipamentos e conscientização dos militares sobre os riscos dos incêndios.

Explicou também que com a chegada do período de estiagem e a consequente baixa umidade do ar, aumenta a estatística de Incêndios Florestais em nossa região, como ocorre todo ano.

Foram capacitados três pelotões com aproximadamente 30 militares cada, que receberam parte teórica e pratica para conhecer a realidade dos combates a incêndios Florestais, e que poderão dar apoio ao Corpo de Bombeiros Militar quando houver a necessidade de mais militares para uma possível ocorrência.


No final da instrução, o Coronel de Infantaria – Eriwelton Ferreira de França – Comandante da 2ª Cia Fron – Exército Brasileiro agradeceu a instrução ministrada pelos Bombeiros Militares e enalteceu essa união das Forças, que tem por um único objetivo, servir e proteger a sociedade e suas riquezas ecológicas.
