Corpo de Bombeiros Militar em Sidrolândia realiza simulado em Frigorífico

Categoria: Destaque | Publicado: quinta-feira, maio 5, 2022 as 08:03 | Voltar

Sidrolândia (MS) – Nesta quarta-feira (04), militares do 18º Subgrupamento de Bombeiros militar Independente realizaram um simulado de atendimento a uma Emergência com Produtos Perigosos no Frigorífico Balbinos Agroindustrial, localizado na área urbana de Sidrolândia.

O simulado ocorreu no período matutino, quando foram empenhadas duas viaturas do 18ºSGBM/Ind, o ABT-50 e a UR-108. A ocorrência em questão se tratava de uma vítima decorrente do vazamento de amônia, onde os colaboradores da própria empresa evacuaram o local, enquanto os militares do Corpo de Bombeiros Militar se equipavam com a roupa de proteção “Nível A”, realizaram a extração da vítima, e a deixaram aos cuidados da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também participou do evento.

O uso de amônia (Nº ONU: 1005) é muito comum nos frigoríficos, por se tratar de um dos melhores gases para sistemas industriais, entretanto pode oferecer riscos aos trabalhadores, uma vez que o vazamento desse produto intoxica pessoas e causa sintomas como dor de cabeça, vômito e falta de ar, podendo, inclusive, levar a vítima à morte. As empresas que usam este gás para manter seu sistema de refrigeração, devem ter um projeto, baseado em normas e códigos de engenharia (NT’s, NR’s, NBR’s, etc.), realizar manutenção periódica e fazer o controle da operação de forma adequada. Os equipamentos devem ser bem dimensionados e instalados, além de testados antes de começar a operar.

Estiveram presentes no simulado o Tenente-Coronel QOBM Everton Torres de Oliveira, representando o Comando Metropolitano de Bombeiros; o 1º Tenente QOBM Peter da Silva Santos, Comandante do 18ºSGBM/Ind (Sidrolândia); o 2º Tenente QAOBM Claudio Medina, Subcomandante do 18ºSGBM/Ind; militares da guarnição de serviço do 18º SGBM/Ind; colaboradores do Frigorífico Balbinos e servidores da equipe do SAMU.

Publicado por: Viviane da Costa Souza dos Santos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.