Nesta segunda-feira (23/08/2021), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está com 5 Operações de Combate a incêndio florestal em execução.
Hefesto (Pantanal – Corumbá), Portal do Pantanal (Porto Murtinho), Bela Vista, Cisalpina (Brasilândia) e Água Clara.
Desde o início da Temporada de Incêndios Florestais no Estado, ao todo já foram empenhados 445 bombeiros militares nas operações, 162 viaturas e 12 aeronaves.
Em algumas lugares os bombeiros militares contam com o apoio dos municípios e de produtores rurais.
Situação
De acordo com as últimas informações repassadas pelos comandantes das operações, uma das situações mais críticas é no município de Porto Murtinho.
Na manhã de hoje (23/08/2021), foi realizado um sobrevoo. Há quatro frentes de combate, sendo que há um grande foco na Região do Firme. No Porto Conceição o incêndio foi controlado e equipes seguem no monitoramento.
As altas temperaturas e a vegetação muito seca facilitam a propagação dos incêndios.
Neste domingo, com a ajuda do Governo do Estado, os Bombeiros Militares conseguiram controlar grandes focos de incêndio no Estado. Na Operação Hefesto, por exemplo, um grande incêndio na região denominada Paraguai-Mirin está controlado. No entanto, equipes permanecem fazendo o monitoramento e rescaldo.
Na região Leste, há um incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cisalpina, de responsabilidade da CESP. Em Água Clara outro grande incêndio é atendido.
Diariamente são feitas avaliações para traçar as melhores estratégicas de combate e ações a serem executadas a fim de preservar o Meio Ambiente.