Corpo de Bombeiros Militar participa de simulado de vazamento de amônia em frigorífico

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 22, 2016 as 11:08 | Voltar

Campo Grande (MS) - Na última sexta-feira (18), militares da corporação participaram de um simulado de vazamento de amônia (NH3), no Frigorífico JBS, situado na BR-060 – KM 359, em Campo Grande-MS.

img_20161118_091630547

Segundo o Gerente da empresa, a unidade possui aproximadamente 1700 funcionários, e abate em média 1800 cabeças de gado por dia, o que a torna a maior da América Latina em número de abates.

O simulado ocorreu apenas no setor de supergelados/industrializados, onde trabalham em torno de 200 funcionários. Por volta das 09h soou o alarme indicando o vazamento de amônia, sendo iniciada imediatamente a evacuação do setor e verificação de possíveis vítimas.

img_20161118_090840483

A amônia é um gás incolor e possui um odor bastante característico, muito utilizado na indústria e comércio. Nas indústrias é utilizada, principalmente, em sistemas de refrigeração. Apesar dos benefícios, a amônia é um gás extremamente tóxico e inflamável em concentrações elevadas, causando asfixia, queimaduras na pele, nos olhos e boca, podendo, inclusive causar a morte. Sendo assim é exigido um rigoroso controle por parte de quem a utiliza, evitando, desta forma, danos às pessoas e ao meio ambiente.

Atendendo solicitação do Gerente e do Técnico de Segurança da empresa, o Corpo de Bombeiros fez uma avaliação da atuação dos supervisores e brigadistas durante a evacuação e, após o término do evento, foi realizada uma reunião com a gerência, onde os militares destacaram os pontos positivos e negativos observados durante o simulado.

Na oportunidade, esteve presente no simulado, a APP-01 (Auto Produtos Perigosos), pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, viatura especifica para o atendimento de ocorrências envolvendo produtos perigosos que também funciona como Posto de Comando.

img_20161118_091254741

A gerência do frigorífico enalteceu e agradeceu a presença dos Bombeiros e ressaltou a intenção de realizar ao menos 02 simulados no ano vindouro, desta vez envolvendo todos os setores da empresa, sempre em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.

No final da reunião os militares da corporação destacaram a importância da parceria e do treinamento contínuo por parte de todos os colaboradores da empresa, sempre com a intenção de minimizar os riscos de acidentes advindos da exposição ao produto e orientaram que em caso de emergência, a corporação deve ser acionada imediatamente através do telefone 193.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.