Corpo de Bombeiros Militar realiza abertura e aula inaugural do 1º Curso de Motociclista Militar de Resgate e Batedor do CBMMS.

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 6, 2016 as 13:45 | Voltar

Campo Grande – MS ocorreu nesta manhã (06), no auditório do quartel do Comando Geral, Abertura e Aula Inaugural do “1º Curso de Motociclista Militar de Resgate e Batedor do CBMMS”.

Atualmente o Serviço de Motossocorrismo está ativo somente na Capital do Estado e está distribuído estrategicamente em dois postos, um na Área Sul, com base no Quartel do Guanandi e o outro na Área Norte com base no Quartel Central. É responsável pelo atendimento médio mensal de 157 ocorrências.

O Serviço de Motossocorrismo neste período que está ativo, demonstrou elevado grau de importância, incorporando um novo conceito de atuação combinada das equipes que compõem o Trem de Socorro, durante o Atendimento das Ocorrências. Com o constante desenvolvimento do estado, as estatísticas demonstram a necessidade de ampliação e expansão do Serviço de Motossocorrismo em Campo Grande e em alguns municípios.

Preocupado em manter a qualidade  prestado pelo Corpo de Bombeiros à População Sulmatogrossense, o Comandante Geral do CBMMS, Coronel Esli Ricardo de Lima, determinou estudos no sentido de ampliar o Serviço de Motossocorrismo em Campo Grande, ativando mais um posto e Expandi-lo para as cidades de Dourados e Três Lagoas. No entanto foram encontrados alguns pontos estruturais que deveriam ser melhorados tais como necessidade de adquirir novas viaturas Motos Operacionais de Bombeiros e a capacitação de Bombeiros de acordo com o perfil profissional exigido para atuar neste tipo de Serviço Operacional.

Com a demanda apresentada, o Comando Geral empenhou-se em manter o objetivo de ampliar e expandir o Serviço de Motossocorrismo e viabilizou através da Diretoria de Apoio Logístico a aquisição de 10 (dez) Moto Operacionais de Bombeiros que já foram distribuídas para as Unidades Operacionais.

A Diretoria de Ensino, Instrução, Pesquisa e Educação do CBMMS apresentou proposta de viabilidade no sentido de regulamentar na  Corporação o primeiro "Curso de Motociclista Militar de Resgate e Batedor”.

O Curso será coordenado pelo Comando do 1º Grupamento de Bombeiros Militar e desenvolvido nas dependências daquela Unidade Operacional (UOp).

Terá carga horária de 135 horas/aulas Teóricas, Práticas e Treinamento Operacional. A duração prevista é de 02 (duas) semanas.

O Corpo Docente será composto por integrantes do CBMMS e do Exército Brasileiro.

O Corpo Discente é composto por 28 (vinte e seis) Praças do Corpo de Bombeiros Militar distribuídos da seguinte forma:

06 Bombeiros Militar do 1º GBM – Campo Grande;

08 Bombeiros Militar do 2º GBM – Dourados;

07 Bombeiros Militar do 5º GBM – Três Lagoas;

07 Bombeiros Militar do 6º GBM – Campo Grande;

Ao final do Curso os Bombeiros Militares aprovados estarão aptos a exercerem a função de motociclistas operacional para executar com proficiência as atividades Operacionais de Motociclista de Resgate e Batedores nos Serviços Operacionais Diários desenvolvidos pelo CBMMS, nas áreas de resgate, Atendimento Pré Hospitalar e em outras áreas que necessitam da intervenção e auxílio dos motociclistas.

Além da ampliação em Campo Grande, o Serviço de Motossocorrismo será expandido para as Cidades de Dourados e Três Lagoas melhorando a qualidade dos serviços prestados pelo CBMMS à Sociedade Sulmatogrossense.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.