Campo Grande (MS) – Na manhã desta sexta-feira (23), ocorreu a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos com 35 sargentos bombeiros militares. O evento aconteceu no auditório da Instituição Educacional Libera Limes e contou coma presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, entre outras autoridades civis e militares.
O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS BM/2016 – teve início no dia 30 de maio e foi concluído no dia 19 de setembro de 2016.
Foi desenvolvido na modalidade de Ensino a Distância (EAD); modalidade essa, implantada no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul em dezembro de 2015. Este curso é o terceiro a utilizar o ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno tem à sua disponibilidade o acesso ao ambiente virtual e pode estudar na mesma localidade de sua lotação, tendo que se deslocar para a Academia de Bombeiros Militar somente para realizar as provas, pois, estas sim, são presenciais.
Sem ter a necessidade de se ausentar de sua Unidade de Origem, o aluno pode capacitar-se, aperfeiçoar-se e ascender na carreira profissional e, ao mesmo tempo, continuar prestando um excelente trabalho em prol da sociedade Sulmatogrossense.
Formado por 35 alunos, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, teve uma malha curricular de 370 horas/aula, onde os mesmos cursaram as seguintes matérias: Legislação Bombeiro Militar, Educação Física Militar, Metodologia do Ensino Bombeiro Militar, Relações de Gênero, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Gestão Pública, Atualizações Profissionais em Combate a Incêndio, Salvamentos, Atendimento Pré-Hospitalar, Atendimento com Produtos Perigosos, Prevenção e Proteção contra Incêndio e Pânico e o Trabalho de Conclusão de Curso.
Foram destaques do curso os classificados em 1º lugar o 2º Sgt BM Everaldo Sarkis da Silva, em 2º lugar o 2ºSgt BM Moacir Ferreira da Silva e em 3º lugar os 2ºSgt BM Eduardo Rodrigues Paganotti.
A partir desta data os formandos retornam às Unidades da Capital e Interior do Estado, desempenhando suas novas funções e disseminando os novos conhecimentos adquiridos.