Campo Grande (MS) – No dia de hoje, 12 de janeiro de 2022, o avião Bombeiro-02 realizou o transporte de um paciente de três anos de idade para a cidade de Barretos-SP, a fim de que este fosse submetido à cirurgia de transplante de medula óssea.
Às 03h20min desta data, a Guarnição da Unidade de Resgate – UR-125, Comandada pelo Sargento BM Carlos Oliveira, deslocou até a residência da criança, conduzindo-o, acompanhado pelo seu genitor, ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, onde a tripulação, comandada pelo Capitão BM Frotté já estava preparada para receber o paciente e conduzi-lo até o destino final, com o intuito de trazer-lhe a esperança de uma nova vida.
Após 01h40min de voo, aproximadamente, a aeronave Bombeiro-02 pousou em Barretos-SP, onde uma guarnição do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo já aguardava a criança para conduzi-la ao Hospital de Amor Infantojuvenil (Hospital do Câncer) para a realização da intervenção.
O Major Kleber Barbosa Arantes, que atualmente responde pela Chefia do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do CBMMS, ressalta que as aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar realizam transportes com todo o suporte necessário, de acordo com a complexidade de cada missão, como por exemplo, médico e enfermeiro compondo a tripulação, além de diversos equipamentos de suporte avançado de vida, tais como respirador, cardioversor e bomba de infusão de medicação.
Atualmente, o Grupamento de Operações Aéreas detém a média de 3 transportes de pacientes para transplantes de órgãos por semana.