Na manhã desta última quarta-feira (15), uma guarnição do 3° Grupamento de Bombeiros Militar em Corumbá, iniciaram o deslocamento para o resgate de uma criança no Pantanal do Paiaguás.
A Guarnição composta pelo 2º Sgt Hudson e Sd Leon iniciou o deslocamento de barco às 11h40 da manhã com destino ao Porto Liberdade localizado no Rio Taquari, na região do Paiaguás. De acordo com informações da genitora, a bebê de três meses não se alimentava direito há três dias e apresentava tosse, dispnéia e diarréia.
De acordo com o prontuário médico da Santa Casa de Corumbá, o bebê já havia sido internado há dez dias após o diagnóstico de princípio de pneumonia.
A guarnição do resgate atracou no Porto Marina Figueira em Corumbá por volta das 17 horas, o deslocamento fluvial durou aproximadamente cinco horas, em seguida mãe e filha foram transportadas ao pronto socorro local em uma Unidade de Resgate do 3°GBM que aguardava no referido Porto.
De acordo com o 2° Sargento Hudson, comandante do resgate “O 3°GBM frequentemente faz esse tipo de atendimento, quando os casos são de uma urgência maior contamos com o apoio do Esquadrão Pelicano, GPA-MS. (Grupamento de Policiamento Aéreo), e do 6° Distrito Naval. Há deslocamentos que levam até oito horas embarcado, devido a grande dimensão territorial do Pantanal neste município, e dada a peculiaridade da região, com o ciclo das aguas as vazantes deslocam a vegetação flutuante, e logo elas entopem os canais de acesso, dificultando ainda mais a chegada ao ponto de resgate”.
É comum esse tipo de resgate na região mais alagada do planeta, Corumbá é o 11° maior município brasileiro e o maior do Estado de Mato Grosso do Sul e o maior da região Centro Oeste. Com uma área de 64.960,863 km², maior que alguns países da Europa.