A delegação de Chefes de Missão Diplomática da União Europeia e Estados Membros Radicados no Brasil é composta por onze autoridades, e também por sete cônjuges e a filha da embaixadora da República Tcheca.
Como parte da agenda oficial o grupo formado por esposas, maridos e filha dos embaixadores realizou uma série de visitas em Campo Grande.
Além do Bioparque Pantanal, a comitiva também esteve na Casa do Artesão, no (6° GBM) Grupamento de Bombeiros Militar de Campo Grande e no Batalhão de Polícia Militar Ambiental, onde conheceram mais sobre a cultura, turismo e artesanato de Mato Grosso do Sul e também a respeito dos projetos desenvolvidos pelas forças de segurança no Estado.
A visita da delegação é realizada todos os anos em uma cidade brasileira diferente e em 2020 foi interrompida por conta da pandemia. Após três anos, Mato Grosso do Sul foi o estado escolhido para receber a importante iniciativa institucional para estreitar laços entre a União Europeia e o Brasil. O encontro visa aprofundar as relações econômicas, científicas, acadêmicas e comercias para atrair investimentos estrangeiros em diversas áreas no Estado.
Os secretários Antonio Carlos Videira (Sejusp) e Patrícia Elias Cozzolino (SEAD), além da coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, subcomandante-geral da PMMS (Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul) e do coronel Frederico Reis Pouso Salas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar acompanharam a comitiva.
CBMMS – Bombeiros do Amanhã
O projeto “Bombeiros do Amanhã” atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, entre 9 e 14 anos, com reforço escolar, formação pessoal, além de transformá-los em multiplicadores nas comunidades onde vivem.
A participação está condicionada a matrícula regular na rede de ensino e a frequência nas aulas, e ainda que sejam crianças e adolescentes de famílias inscritas no Cadastro Único. O projeto atende 800 crianças e adolescentes em 19 municípios.
Outras ações desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar no Estado é a “Terapia com Cães” e o “Bombeiros da Melhor Idade”.
“A forma mais eficiente de produzir segurança pública é através da educação”, afirmou o titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira.
Leia a matéria completa em: http://agenciadenoticias.ms.gov.br/cultura-turismo-artesanato-e-projetos-sociais-de-ms-sao-apresentados-para-comitiva-diplomatica-da-ue/
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende