O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul tem na sua missão ,proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem estar da sociedade. A data que comemora o Dia do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo em 1972 e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
O Corpo de Bombeiros Militar, de forma geral, atua com ações de prevenção e combate a incêndios florestais; no controle de acidentes envolvendo produtos perigosos; no salvamento de animais silvestres em situação de risco (preservação das espécies), entre outras. Posto isto, as questões de proteção e conservação do meio ambiente fazem parte tanto da missão quanto da natureza da instituição, visto que uma parte significativa das atividades desenvolvidas está voltada para esses fins.
O 3º Grupamento de Bombeiros Militar em Corumbá se tornou referência em resgates e capturas de animais silvestres na área urbana em MS, somente em 2018 foram realizados a capturas de 211 animais silvestres na área urbana de Corumbá e Ládario , o principal objetivo nas ocorrências é garantir a segurança tanto dos bombeiros que realizam o trabalho quanto dos animais capturados que serão encaminhados para a reabilitação e, se possível, posterior soltura.
Outra grande preocupação e com relação aos incêndios florestais e em vegetação, devido a sua grande extensão territorial, a região pantaneira tem nos meses de junho a agosto grande incidência de focos de incêndio, o que sempre nesse período a tropa do 3º GBM esta em prontidão para qualquer eventualidade na região pantaneira, e também dentro da área urbana com incêndios em vegetação somente esse ano ano foram 45 atendimentos dessa natureza.
O Corpo de Bombeiros Militar, não somente em Mato Grosso do sul, mas em todo o Brasil e no mundo, é um dos atores altamente significativos dentro do processo da manutenção e da defesa ambiental, aliás, um componente de importância inquestionável e que pela própria natureza de seu trabalho tem ligação íntima com as questões ambientais.