Na última quarta-feira (28) foi promovida a solenidade de entrega da premiação do “XV Prêmio de Inovação na Gestão Pública de MS”, que ocorreu de forma virtual por conta das medidas de segurança devido a pandemia da Covid-19. O evento foi realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) e da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov). O objetivo do concurso é reconhecer e premiar as boas práticas desenvolvidas pelo funcionalismo público.
Foram registrados 48 projetos habilitados na fase documental, sendo 21 inscritos na modalidade “Práticas Inovadoras de Sucesso” e 27 na modalidade “Ideias Inovadoras Implementáveis”. Seis projetos foram premiados, sendo três em cada modalidade, somando o montante de R$ 24 mil. Os projetos que ocuparam o primeiro lugar receberam R$ 6 mil, os segundos colocados R$ 4 mil e os classificados em terceiro lugar R$ 2 mil, cada.
Entre os contemplados na modalidade “Práticas Inovadoras de Sucesso”, em 3° lugar, está a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Geísa Maria Rodrigues Ferreira Romero, com projeto “Disk-Covid”, assinado ao lado do Diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na Secretária de Estado de Saúde, coronel Marcello Fraiha.
Disk-Covid
O Disk-Covid é uma parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) e o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Desde que entrou em operação, o programa realizou mais de 169 mil atendimentos, entre agendamentos, resultados de exames e esclarecimentos de dúvidas a respeito do Coronavírus. O serviço também passou a ser oferecido por meio de ligações gratuitas, através do número 0800 647 0911, com objetivo de facilitar o acesso da população aos diversos serviços ofertados.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os números positivos mostram o comprometimento do Governo do Estado em gerar informações precisas sobre o cenário da pandemia do Estado. “Essas iniciativas mostram a importância da ampliação deste serviço, que reflete diretamente na testagem, tanto o RT-PCR como os testes rápidos, realizados semanalmente”.
“Para nós do Corpo de Bombeiros Militar significa um reconhecimento do trabalho em parceria com as instituições. É o reconhecimento do esforço de uma corporação, principalmente, neste momento de pandemia, para atender e preservar a vida das pessoas. É um momento muito especial para quem trabalha ou trabalhou no Disk-Covid, que oferece segurança às pessoas na hora certa”, comenta a tenente-coronel do CBMMS, Geísa Maria Rodrigues Ferreira Romero.
O serviço de teleatendimento recebe em média 750 chamadas diárias, o que representa um atendimento a cada minuto, considerando as horas diárias de trabalho. O Disk-Covid conta com o apoio de militares e médicos do CBMMS e atende às quatro macrorregiões de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Dourados.
Na opinião do secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa, que representou a Sejusp no evento on-line, essa experiência vivida com a pandemia da Covid-19, com muitas restrições, seja ambiente de trabalho ou convívio com a família exigiu reformulações. “Tivemos que passar pelos desafios da epidemia, mas nada disso nos impediu de cumprirmos nossa essência que é servir ao público, então servidores criaram alternativas para enfrentarmos o desafio de bem servir e para que a qualidade de nosso trabalho não fosse prejudicada”, disse.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que esteve em Mato Grosso do Sul avaliando a política local quanto ao enfrentamento à Covid-19, classificou como positiva, a cooperação técnica entre a SEJUSP, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, com os técnicos da SES. Para a OPAS, a iniciativa foi ‘inovadora e importante’ no desenvolvimento de ações estratégicas de combate ao Coronavírus.
Eloir Dreyer, com informações da Agepen e Secretaria Estadual de Saúde.