O 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Costa Rica – MS, realiza instrução de entrega técnica da maca tipo: envelope, recentemente adquirida pela Unidade de Bombeiros. A instrução ocorreu na manhã do dia 17 de agosto de 2016, no pátio interno do quartel.
O evento foi direcionado ao efetivo operacional visando ao aperfeiçoamento tático e técnico dos militares para atuarem em situações de urgência e emergência durante a rotina operacional da Unidade de Bombeiros.
A nova maca representa um ganho adicional no contexto das operações de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Município, uma vez que pode ser empregada durante o resgate em ambientes confinados; em locais de difícil acesso e nos mais diversos tipos de salvamentos em altura.
Entre os assuntos abordados, destaca-se a capacidade de trabalho da maca, quanto a sua facilidade de operação por bombeiros previamente treinados.
Quanto à técnica de utilização do novo equipamento, faz-se importante salientar que a maca deve ser utilizada em conjunto com uma prancha rígida, não podendo ser empregada com a finalidade de imobilização dorsal da coluna vertebral da vítima. Outro aspecto importante a ser destacado, é a necessidade da prancha rígida estar devidamente presa à vítima e à maca envelope pelo mesmo cabo utilizado para fixação do sistema durante a realização do resgate em posição vertical.
para o comandante da Unidade de Bombeiros Militares de Costa Rica, as instruções integram a fase de preparação do efetivo operacional e devem ser encaradas com responsabilidade por parte de todo. Lembra ainda, que os treinamentos demonstram uma atitude prevencionista refletindo positivamente na melhoria da qualidade dos trabalhos prestados à população.