Formatura em Comemoração ao 20º Aniversário das Instalações da Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional de Campo Grande e Passagem de Comando do 2ºSGBM/1ºGBM

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 17, 2018 as 15:57 | Voltar

Campo Grande (MS) – Foi realizada nesta sexta-feira, 14, a formatura em comemoração ao 20º aniversário das instalações da Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional de Campo Grande e Passagem de Comando do 2ºSGBM/1ºGBM, que foi realizada no próprio Quartel do Aeroporto.

As instalações da Seção Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto Internacional de Campo Grande foram inauguradas em 14 de dezembro de 1998, através de termo de convênio entre a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) e o CBMMS, com o objetivo de prestar os serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndios dentro do sítio aeroportuário e imediações, envolvendo aeronaves, instalações e outros. De modo a oferecer níveis adequados de segurança, atendendo às exigências normativas em vigor para operacionalidade e podendo atender um raio de 8 km do aeródromo. Sendo criada provisoriamente  no Edifício do Extinto Pelotão de Contra Incêndio do Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Campo Grande – MS, antiga 3ª Seção de Combate a Incêndio, e contava com um efetivo de 30 (trinta) militares, no período de 12 de março de 1993 até a criação da atual estrutura.

Atualmente a SCI conta com um efetivo de 58 (cinquenta e oito) militares, operacionalmente vinculados ao 1ºGBM, divididos nas funções de Motorista e Operador de Carro Contra-Incêndio, Motorista de Veículo de Apoio, Operador de Sistema de Comunicação, Resgatista, Líder de Equipe de Resgate, Chefe de Equipe e Comandante de Seção.

Durante esse período de 20 (vinte) anos de serviços prestados à comunidade aeroportuária nesta edificação, os militares lotados nesta unidade passaram por diversos Treinamentos e Cursos específicos de Bombeiros de Aeródromo.  E periodicamente os militares são submetidos à avaliação de aptidão física e psicológica referente aos exercícios das funções operacionais.

Durante a formatura, foram prestadas homenagens e entrega de certificados a pessoas importantes, que muito contribuíram durante os 20 anos de existência da SCI. Estiveram presentes  para o recebimento da homenagem, os ex-comandantes da SCI: CEL QOBM Hudson, TC QOBM Steica, TC QOBM Dupin, TC QOBM Noleto, MAJ QOBM André o 1ºTEN QOBM Frotté; os militares que hoje se encontram na Reserva Remunerada: CAP QAOBM Sérgio Paulo, 2ºTEN QAOBM Wlademir, ST QPBM De Amorim, ST QPBM Joel, ST QPBM Figueiredo, ST QPBM Cícero Queiroz, SGT QPBM Lincoln, SGT QPBM De França, SGT QPBM Nogueira e SGT QPBM Chavez; e os funcionários da INFRAERO: Evandro Castilho, Autemar Lopes, Marcelo Rodrigues e Jaqueline Junge.

A formatura também teve por finalidade a Passagem de Comando do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar/1ºGBM. Onde a 2ºTen QOBM Brum, depois de um período de extrema dedicação, realizou a passagem de comando ao 2ºTen QOBM Falcão.

Após a formatura, todos se reuniram para o descerramento da foto da 2ºTen QOBM Brum na galeria dos ex-comandantes do Quartel do Aeroporto. E posteriormente, seguindo a tradição Bombeiro Militar, foi dado o banho nos comandantes substituto e substituído.

Estiveram presentes na formatura, o Coronel Marcello Frahia, Comandante Metropolitano de Bombeiros, o Coronel Hudson Faria de Oliveira, Ajudante Geral do CBMMS, o Coronel PM Jonildo Theodoro de Oliveira, o Tenente-Coronel Eduardo Steica da Costa, Comandante da Academia de Bombeiros Militar, o Tenente-Coronel Waldemir Moreira Júnior, Comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel Luidson Borges Tenório Noleto, Chefe do Gabinete do Comandante Geral do CBMMS, o TC Wagner Antonio Batista Dupin, Chefe de Auditoria Interna do CIOPS, o Major André Vitório Munhoz Rosa de Oliveira,  Subcomandante do 1° GBM, a Srª Lúcia Ferreira Falcão, Delegada da Polícia Civil e Sr. Richard Aldrin Fernandes Custódio, Superintendente do Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.