Governador Reinaldo Azambuja vistoria instalações de placas solares em escola estadual na viatura do Corpo de Bombeiros Militar

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 26, 2018 as 10:59 | Voltar

Campo Grande (MS) - Na manhã da quarta-feira (25), o governador Reinaldo Azambuja vistoriou as instalações das placas solares na cobertura da Escola Estadual Profª Brasilina Ferraz Mantero, no bairro Jardim Leblon, com apoio da viatura operacional do Corpo de Bombeiros Auto Plataforma Aérea (APA). Destinada às atividades em altura, a viatura APA tem capacidade vertical de 12 metros e horizontal de 5,8 metros. Sua cabine tem capacidade de trabalho de até 136 kg.

O ato foi acompanhado pelo comandante-geral, coronel Joilson Alves do Amaral, e equipe de salvamento da viatura APA.

Fonte: Assessoria de Comunicação CBMMS

Inauguração do primeiro sistema de energia solar em escola estadual 100% autossuficiente

A Escola Estadual Professora Brasilina Ferraz Mantero, no Jardim Leblon, na Capital, é a primeira de Mato Grosso do Sul 100% autossuficiente em energia. O sistema de energia solar fotovoltaico foi inaugurado pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quarta-feira (25). “Essa é a primeira de muitas escolas que vão receber esse sistema, que é um dos melhores modelos de geração de energia”, afirmou o governador durante o evento.

Reinaldo Azambuja disse também que essa iniciativa não visa somente a economia com a conta de energia, mas também tem o foco no meio ambiente. “Energia solar é um dos grandes passos para termos sustentabilidade, além de econômica produz energia sem poluição. Aqui teremos uma durabilidade de 25 a 30 anos, vai dar para pagar toda a conta de energia desta escola e tem um excedente que será absorvido por outras escolas”, pontuou.

Com 11 salas e 630 alunos, a unidade escolar foi escolhida para receber o sistema piloto por conta do seu tamanho e da possibilidade de receber os painéis solares.

Na cobertura da quadra, foram instalados 96 painéis. O sistema produz 31 kwh-P de energia, o suficiente para abastecer 28 casas populares.

Além de ser 100% autossuficiente, a previsão é de que o sistema produza energia além do necessário, que será usada como crédito para custear o consumo de outras escolas.

O sistema produz 31 kwh-P de energia, o suficiente para abastecer 28 casas populares. Foto: Chico Ribeiro

A escola recebeu também investimento em pintura, parte elétrica, calha e na reforma da quadra coberta. O investimento total foi de R$ 294.953,67 de recursos próprios do Governo do Estado.

“Estou muito feliz. Os alunos agora contam com um ambiente melhor para estudar e praticar esportes. Por isso, gostaria de parabenizar o nosso governo por esse lindo projeto. Vejo isso como um sonho e, sinceramente, tenho que bater palma, junto com vocês, para o nosso governador”, afirmou o diretor Lawrence Sevilha, durante a inauguração do sistema de energia fotovoltaico.

Fonte: Paulo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação, Governo MS

Fotos: Chico Ribeiro

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.