Campo Grande (MS) – Na manhã desta quarta-feira (6), ocorreu a formatura de 138 novos soldados bombeiros militares. O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral e contou coma presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, entre outras autoridades civis e militares.
Os novos soldados ingressaram no curso de formação em agosto do ano passado, participando de mais de 1.535 horas de aulas teóricas e práticas de combate à incêndio, salvamento terrestre, aquático e em alturas, educação física militar, noções de Direito, ordem unida entre outras.
De acordo com o coronel Esli Ricardo de Lima, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, o diferencial desse curso de formação foi a inclusão na grade curricular de disciplinas importantes como psicologia das emergências, combate ao racismo e homofobia e relações de gênero.
Os 138 novos bombeiros militares serão lotados nas 23 unidades da corporação localizadas no interior do Estado, representando um reforço no efetivo da segurança pública e melhores serviços prestados à população.
Mais investimentos
No ano passado o Governo do Estado formou outros 163 soldados do Corpo de Bombeiros Militar, que já estão trabalhando nas 25 unidades espalhadas por Mato Grosso do Sul. Este mês também foram entregues à população 30 novos oficiais, que foram lotados em Campo Grande, o que representa um incremento de 331 homens e mulheres na corporação. Outros 12 oficiais estão sendo formados pela Academia do Corpo de Bombeiros de Goiás.
Também foi realizado pelo Governo do Estado no final do ano passado o Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), que formou 28 novos tenentes do Corpo de Bombeiros Militar e já está autorizado pelo governador Reinaldo Azambuja a abertura, no mês de agosto, de mais 80 vagas para o Curso de Formação de Sargentos (CFS).
Joelma Belchior – Assecom/Sejusp