Campo Grande (MS) – O Estado de Mato Grosso do Sul conta agora com mais 151 soldados bombeiros militares para servir à população.
O novo efetivo será empregado em lugares estratégicos no MS.
A formatura dos novos soldados foi realizada na manhã desta sexta-feira (23), em um evento reservado, no Aeroporto Internacional de Campo Grande.
Devido à Pandemia, a solenidade de formatura foi realizada somente com os formandos, posicionados em espaçamento duplo, e autoridades, seguindo os procedimentos de biossegurança.
“Hoje é uma data muito especial para todos os formandos, seus familiares, para a Corporação e para toda população do nosso Estado, que agora conta com mais 151 bombeiros militares prontos para servir”, destacou o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Djan.
O Comandante-Geral também enfatizou os investimentos realizados. “O dia de hoje mostra a preocupação que o Governo do Estado tem com o Corpo de Bombeiros Militar e com a sociedade, investindo em viaturas, equipamentos e em nosso efetivo”, disse o Coronel Djan.
Representando o governador Reinaldo Azambuja no evento, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Antonio Carlos Videira, também parabenizou os formandos e ressaltou a missão de salvar vidas.
“Quero pedir que se empenhem ao máximo. Que levem o nome da corporação Bombeiros Militar de Mato Gosso do Sul onde quer que estejam atuando ou se capacitando. Desejo muito sucesso a todos vocês. Que Deus os proteja. Que possam sempre salvar vidas, salvar cada cidadão, cada sul-mato-grossense, cada brasileiro ou estrangeiro que venha precisar do serviço do Corpo de Bombeiros”, disse o secretário.
Além dos militares do CBMMS, também participaram da solenidade o Comandante-Geral da Polícia Militar/MS, Coronel Marcos Paulo Gimenez; o Deputado Estadual Coronel David; o secretário municipal de Governo e relações institucionais de Campo Grande, Antônio Cézar Lacerda Alves.
Curso de Formação de Soldados (CFSD)
O Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar (CFSD-BM) destina-se a formar os alunos soldados para o exercício do cargo inerente à graduação de Soldado Bombeiro Militar, nas atividades meio e fim da Corporação.
O CFSD teve início no dia 2 de março de 2020, sendo realizada a avaliação diagnóstica até o dia 14 de março. Tal avaliação proporcionou aos alunos atividades de campo, contendo ações que envolveram privação de sono, de água e alimentação, aproximando a vivência escolar de atividades reais quando um bombeiro atende a uma ocorrência que provoque um desgaste físico e emocional.
Em virtude da Pandemia do Covid-19, e considerando o Decreto nº 15.391, de 16 de março de 2020, as aulas presenciais do referido curso foram suspensas por tempo indeterminado. Porém, por necessidade de serviço, os alunos foram empenhados na linha de frente no combate ao novo coronavírus, realizando atividades em pontos de trabalho como Disk-Covid, Drive Thru Campo Grande, Escola Lúcia Martins Coelho e Laboratório Central de Campo Grande.
Considerando que o combate em tela continuaria por um considerável tempo, mas que o curso precisava dar continuidade, o CBMMS teve que se adequar e, por meio das Portarias n. 23 e 35/DEIPE/CBMMS/2020, o currículo do CFSD foi atualizado para a modalidade de aprendizagem semipresencial, passando a conter na grade curricular 205 horas-aula para o ensino à distância. Além disso, por meio do Plano de Biossegurança da ABM, foram adotadas medidas objetivando a preservação das vidas no retorno das atividades acadêmicas presenciais no dia 17 de agosto de 2020.
Tendo iniciado com 160 ( cento e sessenta) alunos, o curso teve uma malha curricular de 1.599 horas-aula, onde os mesmos cursaram disciplinas gerais e específicas relacionadas à profissão Bombeiro Militar, tais como: Legislação Bombeiro Militar, Direitos Humanos, Combate ao Racismo e Homofobia, Comunicações e Tecnologia da Informação, Armamento Munição e Tiro, Saúde e Segurança Aplicadas ao Trabalho, Equipamento Motomecanizado, Ordem Unida, Educação Física Militar, Defesa Civil, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio Urbano, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Salvamento Aquático, Noções Básicas de Mergulho e Técnicas de Busca e Salvamento em Matas e Cerrados.
Neste dia 23 de abril de 2021, concluíram com mérito o CFSD 151 formandos, que em breve estarão desempenhando suas novas funções e disseminando novos conhecimentos nas Unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.