Campo Grande (MS) – Se você busca novos desafios e quer elevar sua atuação no CBMMS, essa é a sua chance! Estão abertas incrições para o processo seletivo do Curso de Tripulante Operacional do CBMDF (CTOp 12/2025), que capacita militares para atuarem em operações aéreas de resgate e salvamento. As inscrições vão até amanhã, sexta-feira (28). Os interessados devem encaminhar via TARS à DEIPE a manifestação de interesse em participar do processo seletivo juntamente com o Anexo “A” do Edital que foi encaminhado via TARS para todas as unidades do CBMMS.

O Curso será realizado no Comando de Aviação Operacional (COMAV), em Brasília/DF, entre 31 de março e 6 de junho de 2025. Com apenas duas vagas disponíveis, o processo seletivo será rigoroso, incluindo testes físicos, intelectuais e avaliação profissional.
O objetivo do curso é capacitar os bombeiros militares para atuarem em operações aéreas, aprimorando técnicas e conhecimentos necessários para essas missões. Foram disponibilizadas duas vagas para o CBMMS, destinadas exclusivamente a soldados, cabos e 3º sargentos.

O processo seletivo será composto por diferentes etapas de caráter classificatório e eliminatório, incluindo análise documental, exames médicos, testes físicos, avaliação profissional e prova intelectual. Os dois candidatos com maior pontuação garantirão as vagas. Em caso de empate, a seleção será feita por critério de antiguidade.
As provas físicas acontecerão nos dias 6 e 7 de março de 2025, no Poliesportivo da Vila Nasser e Rádio Clube Campo, abrangendo corrida, flexões, agachamentos, natação e testes de resistência. Já a avaliação profissional, incluindo nós, amarrações e rapel, será realizada em 5 de março no 1º GBM. A prova teórica, com 50 questões sobre salvamento, salvamento aquático e primeiros socorros, ocorrerá em 26 de março no COMAV, em Brasília.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição do Anexo “A” e encaminhá-la ao Comandante da Unidade, que fará a análise e autorização da participação no Processo Seletivo Interno. Após aprovação enviar via TARS à DEIPE. Para mais informações, os militares devem entrar em contato diretamente com a DEIPE/CBMMS, que será a única fonte oficial de esclarecimento sobre o certame. Não perca essa oportunidade !

Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!