O Subtenente Bombeiro Militar Márcio Aparecido Ribas participou do Curso de Docência em Tiro Defensivo na Preservação da Vida – “Método Giraldi”, e concluiu as instruções com a média “Excelente”.
Realizado na Polícia Militar do Estado de São Paulo, através da Escola de Educação Física da PMESP, O curso habilitou o militar para ser instrutor de Tiro Defensivo na Preservação da Vida do “Método Giraldi” e operador de armamento tipo pistola, fuzil, metralhadora, carabina e espingarda calibre12.
O “Método Giraldi” não é uma simples instrução de tiro, mas uma doutrina do uso progressivo da força, que tem como objetivo proteger a sociedade e o próprio policial, onde “procedimento é regra, disparo é exceção”. Este método visa ensinar o militar a usar a arma de fogo com técnica, com tática, com psicologia, com profissionalismo, e dentro dos limites das Leis para servir e proteger a sociedade e a si próprio. Sua finalidade está totalmente de acordo com as Leis, com os Direitos Humanos, e todos os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, assim como com os princípios da Carta da ONU para o assunto, pois o disparo é a última alternativa, medida extrema para preservar vidas inocentes, e totalmente dentro da legalidade, obedecendo aos princípios da “necessidade”, “oportunidade”, “proporcionalidade” e “qualidade”.