Investimentos e capacitação dos bombeiros militares aumentaram eficiência no combate aos incêndios

Categoria: Business Intelligence, Desataque, Destaque, Geral, Imagem: Patrulha News | Publicado: quarta-feira, outubro 27, 2021 as 08:58 | Voltar

As chuvas contribuíram para cessar os grandes incêndios florestais no Pantanal – na terça-feira, apenas três focos de calor foram detectados na região de Corumbá, que concentra uma das maiores áreas do bioma -, contudo os investimentos do Governo do Estado na prevenção e combate aos desastres ambientais foram determinantes para o controle de uma situação alarmante e agravada pela seca prolongada.

“Nunca na história de Mato Grosso do Sul se investiu tanto na preservação e no combate aos incêndios florestais”, afirma o coronel Hugo Djan Leite, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar. “Contra números não há argumentos. Foram mais de R$ 56 milhões de investimentos na reestruturação da nossa corporação, investimentos esses que também reconhecem o valor do bombeiro na preservação de vidas”, acrescenta. Enquanto avançavam os processos licitatórios para aquisição de novos equipamentos, entre os quais aeronaves especializadas de combate aos incêndios e viaturas, o Governo do Estado lançou ainda em maio, antecipando o período crítico do clima seco e baixa umidade do ar, um plano estratégico de prevenção aos desastres naturais. Foram levantadas as áreas de maior incidência e capacitados os funcionários das fazendas como brigadistas.

Estado ganhou um nível de eficiência ainda maior, atuando principalmente na prevenção

Maior eficiência no controle
“As dificuldades enfrentadas em 2020 foi um processo de aprendizado, onde o governo identificou alguns problemas, dentre os quais a ausência de contingente”, observa Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

“De imediato - continua -, o governador Reinaldo Azambuja autorizou a incorporação de mais 150 homens no Corpo de Bombeiros e, num segundo momento, iniciamos a capacitação do pessoal e adequações na parte operacional com a aquisição de novos equipamentos”.

Com a reestruturação da corporação, segundo o secretário, o Estado ganhou um nível de eficiência ainda maior, atuando principalmente na prevenção.
“Contamos com vários parceiros, como a prefeitura de Corumbá, mas principalmente os produtores rurais, com ações de educação ambiental na questão do uso do fogo, e na responsabilização criminal”, aponta o titular da Semagro. “Esse conjunto de fatores, com certeza, favoreceram a redução e controle dos índices de incêndio.”

Operação Hefesto: em alerta


Verruck anunciou que, até o fim do ano, Mato Grosso do Sul estará recebendo uma aeronave do modelo Air Tractor, capacitado para lançamento de água nos focos de calor, que vai compor a estrutura do Corpo de Bombeiros a partir de 2022. A aquisição do avião faz parte do pacote de investimentos de R$ 56 milhões. Outros equipamentos, como viaturas, já foram licitados.


Em visita a Corumbá, na terça-feira (26), acompanhado do secretário-adjunto Ricardo Senna e do diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), André Borges, o secretário visitou a Sala de Situação do Corpo de Bombeiros, onde são monitorados os focos de calor e deflagra a Operação Hefesto, em atividade desde maio. A sala funciona no 3º Grupamento da corporação.

A Hefesto não tem data para ser encerrada, mantendo a tropa em alerta. Apenas os aviões Air Tractor foram desmobilizados, momentaneamente. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Djan, informou que a operação já mobilizou mais de 700 homens, 12 aeronaves e 100 viaturas. “Reduzimos em 60% a área queimada e aumentamos em 87% o número de ocorrências”, disse.

Comunicação Governo MS
Fotos: Corpo de Bombeiros Militar MS

Fonte: http://www.ms.gov.br/investimentos-e-capacitacao-dos-bombeiros-aumentaram-eficiencia-no-combate-aos-incendios/

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.