Militares do 1º GBM realizam Avaliação Psicológica Positiva

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 11, 2018 as 06:00 | Voltar

Campo Grande (MS) – Foi realizada no 1º Grupamento de Bombeiros Militar, no período de 28/03 a 09/05, a Avaliação Psicológica Positiva aos militares entre Oficiais e Praças; dos setores operacionais e administrativos.

A avaliação tem como finalidade fazer um levantamento de informações sobre os militares para conhecer algumas de suas características, potencialidades e possíveis fragilidades. Através de uma análise que compreende os questionários: Sociodemográfico, Escala de Satisfação de Vida, Inventário de Afetos Positivos e Afetos Negativos (PANAS) e Escala de Qualidade de Vida no Trabalho.

O processo avaliativo pode identificar indicadores que favoreçam o desenvolvimento de estresse disfuncional e aspectos que afetam negativamente a saúde mental. Nesse sentido, as intervenções positivas podem oferecer estratégias que visam a potencialização dos aspectos saudáveis dos indivíduos, a psicoeducação diante dos eventos estressores, e oferecer estratégias para promover o bem-estar subjetivo na população atendida. Com isso, pode gerar benefícios individuais e institucionais, ao considerar que são indivíduos que desempenham essencial a sociedade.

A Psicologia tem se dedicado a estudar o Bem-Estar Subjetivo (BES), tanto nos aspectos avaliativos quanto na intervenção psicológica. A proposta está fundamentada no referencial teórico da Psicologia Positiva, que é um enfoque teórico e metodológico dentro da ciência psicológica que estuda aspectos subjetivos, individuais e grupais, a partir de instrumentos de avaliação e técnicas interventivas que visam o desenvolvimento das forças e virtudes e a promoção de instituições positivas (Seligman, 2011).

A avaliação apresentará inicialmente uma justificativa para o desenvolvimento deste projeto, seguido de uma apresentação da Psicologia Positiva e suas principais áreas de interesse. Por fim, apresentar-se-á objetivos específicos e metodologia científica empregada para a execução do projeto. Logo, discutir sobre o bem-estar é um tema tão emergente na atualidade e tem recebido investimentos de várias áreas do conhecimento.

Coordenação: Profª Msc. Doutoranda Jucimara Zacarias
ST BM Cristiano Aparecido Ferreira Rocha. (Formado em Teologia, Pós-graduado em Capelania e Mestre Ciência da Religião).

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.