Coxim (MS) – Nesta semana entre os dias (12 e 16), os militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul – participaram da prova de Certificação Nacional de Cães da LIGABOM – 2019, Etapa Centro Oeste. O evento foi organizado e sediado na Cidade de Barra do Garças – MT pelo Canil do 2º Batalhão de Bombeiros Militar – do CBMMT e pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militar do Brasil (LIGABOM).
Participaram da etapa, os militares do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente – 5º SGBM/Ind – Coxim, os binômios Cap Fábio Pereira de Lima/cão Duke, 3º Sgt Luciclei da Silva Lima/cão Cindy, Cb Wilson Rogério de Souza Monteiro/cão Rescue e do 6º Grupamento de Bombeiros Militar – 6º GBM – Campo Grande, o Cb Guilherme Vieira Rocha Junior/Cão Seven.
Para obter aprovação, o Binômio (homem/cão), foram submetidos a uma pequena amostra de uma ocorrência real, sendo composta por provas que aferirão a capacidade do condutor e de seu cão para atividades de salvamento. Nessa edição, as provas foram divididas em três etapas: Os binômios passaram por provas de obediência, destreza, busca rural noturna, provas de odor específico (rastreio) busca urbana, prova de restos mortais e encerrando na quinta-feira com busca rural diurna, resultado final e cerimônia de encerramento, conquistando a certificação os binômios, Cap Fábio/Duke e o 3º Sgt Luciclei/Cindy na modalidade de buscas através de restos mortais e o Cb Monteiro/Rescue na modalidade rastreio. A Certificação Nacional de cães reuniu 15 candidatos ao todo, sendo 9 binômios do Estado de Mato Grosso, 2 de Goiás e 4 de Mato Grosso do Sul.
Com essa Certificação o Cão Pastor Belga Duke garantiu a certificação máxima do Brasil para um cão de resgate, pois o animal já havia conquistado a Certificação Internacional de Cães de Resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com a Organização Internacional de Cães de Resgate – IRO e as Certificações Nacionais pela LIGABOM de busca em áreas rurais, buscas e resgate em áreas urbanas e agora busca através de odor genérico de cadáver – restos mortais.
Já o cão do 5º SGBM/Ind, raça rastreador Brasileiro Rescue é o primeiro cão de busca do Mato Grosso do Sul Certificado pelo método específico/rastreio. Esta Certificação é reconhecida e chancelada pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), tendo como objetivo a padronização nas atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC), para os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.