Campo Grande (MS) – A 5ª edição do MS em Ação, realizada no último fim de semana em Caarapó, contou com a participação de vários militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). O programa levou serviços essenciais aos povos indígenas da aldeia Te’yikue e região.
A ação durou dois dias, com atividades foram realizadas na Escola Estadual Indígena Yvy Poty. Entre os bombeiros que foram voluntários estavam os médicos da Corporação, Tenente João Flávio Prado e Tenente Simone Oliveira, além do Tenente Max Tosta e de outros militares que atuam em Campo Grande e em Caarapó.
Os médicos realizaram atendimentos em um consultório móvel montado no local. A estrutura também contou com farmácia, o que possibilitou distribuição de medicamentos aos pacientes que necessitavam de tratamento imediato.
“Realizamos os trabalhos juntamente com os militares médicos da Polícia Militar e um médico da Polícia Civil. Foram feitos atendimentos ambulatoriais, adulto e pediátrico. Alguns pacientes que apresentavam sintomas como dor de cabeça, febre e amigdalite, foram atendidos e medicados no local. Atendemos também uma criança que havia sido picada por cobra e ela foi imediatamente encaminhada para atendimento de urgência e emergência na cidade”, explicou o Tenente Prado.
A Tenente Simone falou da gratidão em poder ser voluntária em uma ação tão importante que leva serviços essenciais a pessoas que residem em locais de difícil acesso.
“Nós sabemos o quanto é complicado para a população que vive nessas comunidades mais distantes receber atendimento médico. Para mim é muito gratificante poder participar e colaborar minimamente, não só realizando consultas, mas orientando, ouvindo com atenção essas pessoas e entendendo quais são as necessidades de cada uma delas”, destacou.
Foto: CBMMS
Já o Tenente Max participou da ação realizando palestra e formação sobre atendimento emergencial a pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). A formação foi direcionada principalmente aos professores das duas escolas públicas localizadas dentro da aldeia e aos alunos do curso Normal Médio, que é uma formação para profissionais que desejam atuar na educação infantil e no ensino fundamental.
“Abordamos sinais característicos de pessoas autistas em crise, estratégias para auxiliar na autorregulação e a observação quanto aos cuidados com os familiares. O Curso teve duração de 2 horas aula, com entrega de certificado aos participantes”, disse ele.
Foto: Matheus Carvalho/SEC
Um estande do Corpo de Bombeiros Militar também foi montado no local, com exposição de materiais como roupa de mergulho, equipamento de proteção individual utilizada em ocorrências de incêndio florestal, incêndio urbano e produtos perigosos.
Ao todo, foram realizados durante ação 16.550 atendimentos, incluindo mais de 700 emissões de documentos, além de consultas médicas e odontológicas, vacinação, solicitação de benefícios junto ao INSS e assistência jurídica.
Foto: Matheus Carvalho/SEC
Iniciativas como essa são de extrema importância, principalmente para as comunidades indígenas, que enfrentam grandes dificuldades de acesso a serviços básicos devido à distância das aldeias em relação aos centros das cidades, onde se concentram a maioria desses serviços.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pela Secretaria da Cidadania (SEC).
Assessoria de Comunicação
Foto de capa: Matheus Carvalho/SEC
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!