Militares do Corpo de Bombeiros Militar em Coxim, participam de Instrução com Rifle de Dardos Tranquilizantes

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 2, 2018 as 11:00 | Voltar

Coxim (MS) - O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (5º SGBM/Ind), promoveu nesta semana para todo o efetivo da unidade, instrução de contenção de animais silvestres, com uso de carabina de dardos tranquilizantes.

O Municipio de Coxim, por estar às margens do Rio Taquari, localizado na Bacia Pantaneira (com um terço do seu território no Pantanal do Paiaguás), 

constantemente se depara com animais invadindo o meio urbano, trazendo riscos tanto para a população como para os próprios animais, seja o perigo de ataque ou  mesmo durante as tentativas de captura. Como forma de proteger homem e animal, o 5º SGBM/Ind adquiriu um Rifle a gás, 

modelo 70 de 13 mm para seringas metálicas multiuso e plásticas do tipo “Speedy” e “Flip”.  As seringas são abastecidas com tranquilizantes em dosagem compatível com cada animal a ser capturado, pois, a dosagem acima do ideal para o bicho poderá ocasionar a morte. A prescrição do tranquilizante obrigatoriamente deve ser realizada por médico veterinário que deve também acompanhar todo procedimento de captura.

A instrução foi planejada e ministrada pelo 2º Sgt Al CAS Anderson Torres, com a participação do Médico Veterinário, Dr. Antônio Carvalho Junior (Tunico), que subsidiou com informações técnicas importantes a respeito do uso do tranquilizante, saúde e cuidados essenciais para com os animais, enfatizando sobre a importância do isolamento, fazendo com que as pessoas se afastem evitando assim um possível ataque, diminuindo o grau de stress do animal.

O Comandante da Unidade, Cap Fábio Pereira de Lima, agradeceu a presença do Veterinário (Tunico), ressaltando a importância da parceria e que a unidade continuará constantemente se aperfeiçoando logisticamente e tecnicamente para prestar cada vez mais um atendimento de excelência à população, fauna e flora.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.