Campo Grande (MS) – Na última quinta-feira (09), os pilotos e tripulantes operacionais do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) participaram da instrução de Crew Resource Management (CRM), no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros.
A instrução foi ministrada pelos militares da Força Aérea Brasileira (FAB), Capitão Daniel de Magalhães Sousa e Capitão Luiz Gustavo Torresan, e teve como objetivo o aprimoramento da eficiência nas operações aéreas do GOA em benefício da segurança de voo, o que reflete diretamente na minimização do erro humano como fator contribuinte para a ocorrência de acidentes e incidentes aeronáuticos.
Ao contrário dos treinamentos tradicionais voltados ao conhecimento técnico necessário nas operações aeronáuticas, o CRM foca nas habilidades cognitivas e interpessoais críticas de todos os recursos humanos envolvidos nas operações.
Para o comandante do GOA, Tenente Coronel Luidson B. Tenório Noleto, essa iniciativa faz parte da política de estruturação e estabelecimento da cultura de segurança de voo da organização: “Assim como os regulamentos e a utilização de um padrão de procedimentos operacionais (SOP), instruções como essa tem grande relevância na manutenção e estabelecimento da cultura de segurança operacional em um grupamento aéreo”.
Essa instrução faz parte do currículo do Programa de Treinamento Operacional da unidade, aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).