Corumbá (MS) – Na região do pantanal de Corumbá as equipes esta semana estão em dois locais distintos sendo na região do Paiáguas e outra na Nhecolândia realizando ações de prevenção e orientação com relação a incêndios florestais e também de primeiros socorros. Somente nesse período mais de 80 funcionários dessas fazendas já receberam orientação e prevenção a incêndios florestais .
O objetivo da prevenção resume-se na implementação de ações para reduzir as causas dos incêndios e os riscos de propagação do fogo. Como as principais causas de incêndios, normalmente, estão relacionadas com a atividade do homem, estes são em sua maior parte evitáveis e essas ações de prevenção de incêndios tem de, necessariamente, incorporar trabalhos de conscientização e de educação ambiental da população da região pantaneira.
Este trabalho de prevenção tem sido fundamental e eficaz na redução do numero de focos de incêndio, de acordo com os dados do Inpe, o número de focos de calor registrados em Mato Grosso do Sul entre os meses de janeiro até 15 de junho de 2021 no Pantanal Sul-mato-grossense foi 87,22% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, essa redução foi de 66,72%.