O 19º SGBM/Ind – (Costa Rica – MS) nestes dias 6 e 7 de março, realizou instrução Técnica Operacional abordando a aplicação prática da Lei 4335 durante a rotina operacional da Corporação.
O evento se deu em duas etapas distintas envolvendo todo o efetivo da Unidade de Bombeiros. A fase teórica ocorreu na sala de instrução da Unidade, onde foi abordado tópicos como: a legalidade quanto à atuação do Corpo de Bombeiros no desenvolvimento das ações de prevenção, fiscalização e controle de situações de rico com base nos preceitos estabelecidos pela referida Lei em vigor. Já a fase prática, ocorreu no complexo industrial da empresa Odebrecht. Para facilitar a compreensão pelos militares, o efetivo foi dividido em 5 equipes com a missão de vistoriar e registrar eventuais irregularidades com base nas instruções recebidas durante a fase teórica.
As instruções práticas foram conduzidas em conjunto com os técnicos e funcionários do local, reforçando a necessidade quanto ao pronto emprego dos militares do Corpo de Bombeiros com a equipe operacional da empresa em caso de sinistro.
Os pontos positivos e negativos em relação à execução das instruções, apontaram para a necessidade de um simulado a ser realizado em parceria com a empresa. Atividade que deverá ocorrer no mês de maio de 2017 e será planejada no sentido de contemplar as ações de: identificação de tanques de armazenamento de combustível em chamas, operacionalização do sistema de combate a incêndio local e o resgate de uma vítima sob o tanque em chamas (simulação).